ATIVIDADE - PROINFO




PROINFO- Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
Curso-Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as Tic- 100hs.
Formador- Fábio Macêdo.
Cursista- Maria Giselia de Oliveira
atividade 2.6


PLANO DE AULA


"A Festa de Babette": aproxime a garotada dos contos de Clarice Lispector
Compartilhe
Introdução
Na Dinamarca do século 19, duas irmãs vivem numa aldeia isolada com o pai, que é o pastor de uma pequena igreja protestante. Alguns anos depois, uma francesa refugiada chamada Babette implora por ajuda e passa a trabalhar como governanta da casa. Após a morte do pai, as duas decidem realizar um jantar para comemorar o 100º aniversário de seu nascimento. "A Festa de Babette pode ser trabalhada para comparar a linguagem cinematográfica e a literária visto que o texto lembra bastante um conto de Clarice Lispector (1920-1977)", Objetivo
Comparar as linguagens cinematográfica e literária.
Desenvolver a criatividade do aluno e sua interação com o público.

Conteúdo
A linguagem cinematográfica e a literária.
Anos
8º,9º
Trechos selecionados
A sequência em que o jantar de aniversário é servido (1h04m20s a 1h41m06s), que será usada como base para a atividade.
Atividades
Mostar à turma a cena de A Festa de Babette, que tem uma forte semelhança com o conto A Repartição dos Pães, da escritora Clarice Lispector, do livro Laços de Família (Rocco, 1998, 126 págs., 24 reais, tel. 21/ 3525-2000). Proponha a leitura individual do texto. Se for a primeira obra da autora lida pela turma, fale um pouco sobre ela e sobre sua produção.Apresente se possível um documentário sobre Clarice Lispectro. Após a leitura, esclareça possíveis dúvidas e, em seguida, peça que escrevam individualmente sobre as analogias que encontraram entre o conto e o filme. .Organizar uma discussão coletiva sobre como o mesmo tema foi tratado de forma diversa por meio da linguagem literária e cinematográfica.
.Sugerir que os alunos transformem o conto “A repartição de pães” em uma peça teatral. Decidam o cenário , personagens , figurino, e as falas das personagens etc.
.Com o auxilia de uma câmera filmar o trabalho da turma.
.Oportunizar um momento em que o filme seja estreado e convide a comunidade escolar e os pais dos alunos protagonistas.
.Comparar o filme “A festa de Babette” com o criado pelos alunos.
Avaliação
.
Analise os textos produzidos observando se o tema sugerido por você foi contemplado. Avalie também a participação dos estudantes no debate, verificando se o conteúdo tratado foi compreendido por todos.
.Observe a criatividade da turma e a desenvoltura na apresentação dos personagens.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO COM CONTEXTO

CORINHOS DE FOGO