ATIVIDADE - PROINFO
PROINFO-
Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
Curso-Tecnologias
na Educação Ensinando e Aprendendo com as Tic- 100hs.
Formador-
Fábio Macêdo.
Cursista-
Maria Giselia de Oliveira
atividade
2.6
PLANO
DE AULA
"A
Festa de Babette": aproxime a garotada dos contos de Clarice
Lispector
Compartilhe
Introdução
Na Dinamarca do século 19, duas irmãs vivem numa aldeia isolada com o pai, que é o pastor de uma pequena igreja protestante. Alguns anos depois, uma francesa refugiada chamada Babette implora por ajuda e passa a trabalhar como governanta da casa. Após a morte do pai, as duas decidem realizar um jantar para comemorar o 100º aniversário de seu nascimento. "A Festa de Babette pode ser trabalhada para comparar a linguagem cinematográfica e a literária visto que o texto lembra bastante um conto de Clarice Lispector (1920-1977)", Objetivo
Comparar as linguagens cinematográfica e literária.
Na Dinamarca do século 19, duas irmãs vivem numa aldeia isolada com o pai, que é o pastor de uma pequena igreja protestante. Alguns anos depois, uma francesa refugiada chamada Babette implora por ajuda e passa a trabalhar como governanta da casa. Após a morte do pai, as duas decidem realizar um jantar para comemorar o 100º aniversário de seu nascimento. "A Festa de Babette pode ser trabalhada para comparar a linguagem cinematográfica e a literária visto que o texto lembra bastante um conto de Clarice Lispector (1920-1977)", Objetivo
Comparar as linguagens cinematográfica e literária.
Desenvolver a criatividade do aluno e
sua interação com o público.
Conteúdo
A linguagem cinematográfica e a literária.
Anos
8º,9º
Trechos selecionados
A sequência em que o jantar de aniversário é servido (1h04m20s a 1h41m06s), que será usada como base para a atividade.
Atividades
Mostar à turma a cena de A Festa de Babette, que tem uma forte semelhança com o conto A Repartição dos Pães, da escritora Clarice Lispector, do livro Laços de Família (Rocco, 1998, 126 págs., 24 reais, tel. 21/ 3525-2000). Proponha a leitura individual do texto. Se for a primeira obra da autora lida pela turma, fale um pouco sobre ela e sobre sua produção.Apresente se possível um documentário sobre Clarice Lispectro. Após a leitura, esclareça possíveis dúvidas e, em seguida, peça que escrevam individualmente sobre as analogias que encontraram entre o conto e o filme. .Organizar uma discussão coletiva sobre como o mesmo tema foi tratado de forma diversa por meio da linguagem literária e cinematográfica.
8º,9º
Trechos selecionados
A sequência em que o jantar de aniversário é servido (1h04m20s a 1h41m06s), que será usada como base para a atividade.
Atividades
Mostar à turma a cena de A Festa de Babette, que tem uma forte semelhança com o conto A Repartição dos Pães, da escritora Clarice Lispector, do livro Laços de Família (Rocco, 1998, 126 págs., 24 reais, tel. 21/ 3525-2000). Proponha a leitura individual do texto. Se for a primeira obra da autora lida pela turma, fale um pouco sobre ela e sobre sua produção.Apresente se possível um documentário sobre Clarice Lispectro. Após a leitura, esclareça possíveis dúvidas e, em seguida, peça que escrevam individualmente sobre as analogias que encontraram entre o conto e o filme. .Organizar uma discussão coletiva sobre como o mesmo tema foi tratado de forma diversa por meio da linguagem literária e cinematográfica.
.Sugerir que os alunos transformem o
conto “A repartição de pães” em uma peça teatral. Decidam o
cenário , personagens , figurino, e as falas das personagens etc.
.Com o auxilia de uma câmera filmar
o trabalho da turma.
.Oportunizar um momento em que o
filme seja estreado e convide a comunidade escolar e os pais dos
alunos protagonistas.
.Comparar o filme “A festa de
Babette” com o criado pelos alunos.
Avaliação
.Analise os textos produzidos observando se o tema sugerido por você foi contemplado. Avalie também a participação dos estudantes no debate, verificando se o conteúdo tratado foi compreendido por todos.
Avaliação
.Analise os textos produzidos observando se o tema sugerido por você foi contemplado. Avalie também a participação dos estudantes no debate, verificando se o conteúdo tratado foi compreendido por todos.
.Observe a criatividade da turma e a
desenvoltura na apresentação dos personagens.
Comentários
Postar um comentário