ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PARA ALUNOS DO 9º  ANO.




Soneto Do Amor Total


Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.
 
Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
 
Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
 
E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude

1)    A partir do conhecimento sobre gêneros textuais, afirmamos que o texto é:
            a)      Uma  noticia

b)      Um artigo informativo
            c)       Uma carta pessoal

d)      Uma poesia.

2)    O trecho destacado abaixo deve ser tomado por base para responder a questão.
“ Amo-te tanto, meu amor...não cante”.

 a)    É um pronome demonstrativo e se refere a o eu lírico.
            b)    É um pronome possessivo e se refere ao eu lírico.

c)    É um pronome demonstrativo e se refere a pessoa amada.
           d)    É um pronome possessivo e se refere a pessoa amada.
   3)    Na frase “.. de um calmo amor prestante...”.As palavras calmo e prestante, têm respectivamente, o valor de:

 a)    Adjetivo e substantivo       b) substantivo e adjetivo
             c)    Adjetivo e adjetivo             d) substantivo e substantivo.
4)    Nos sintagmas “sem mistério e sem virtude”.temos respectivamente.

 a)    Uma locução adjetiva e uma locução adverbial.
            b)    Uma locução  adjetiva e uma locução adjetiva.

c)    Uma locução adverbial e uma locução adverbial
            d)    Uma locução adverbial e uma locução adjetiva.
5)    Sobre o texto é correto afirmar

 I.      É um poema estruturado em 14 versos e 4 estrofes.
            II.    É uma poema estruturado em 14 versos e 4 parágrafos

III.   É um poema composto de versos brancos.
           IV.  É um poema composto de versos rimados.
          a)    Apenas I e III estão corretas.
           b)    Apenas II e III estão corretas.
           c)    Apenas I e IV estão corretas.
           d)    I,III,IV estão corretas.

6)    No texto, o eu que fala (eu-lírico) é marcado gramaticalmente pela presença de
         a)    Apenas de verbos na 1ª pessoa
          b)    Apenas de pronomes na 1ª pessoa
         c)    De verbos e pronomes na 1ª pessoa.
          d)    De todos os verbos e pronomes do poema.

7)    O trecho: “ Amo-te como um bicho simplesmente”. Tem como agente da ação verbal.

a)    O eu-lírico
       b)    O bicho.

c)    O ser amado
      d)    O autor Vinícius de Morais.

     8)    No verso “Hei de morrer de amar”... Sabendo que morrer é um verbo, no termo destacado temos:

 a)    uma locução adjetiva

b)    Uma locução prepositiva

c)    Uma locução adverbial.

d)    Uma locução conjuntiva..
    9)    Sinonímia são diferentes palavras que têm o mesmo significado: A palavra proliferação, pode ser substituída por:

 a)    Multiplicação    c) produção
            b)    Fabricação       d) dissipação
  10)   as figuras de linguagem encontradas no poema são:

a)    Metáfora e eufemismo.

b)    Hipérbole e comparação.

c)    Antítese e metáfora.
            d) Eufemismo e comparação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO COM CONTEXTO

CORINHOS DE FOGO