(2ª ) ATIVIDADES SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
PARA 9º ANO
1. Observe as orações adverbias, e diga qual é o sentido que elas concede ao texto.
a. “Eu canto porque o instante existe, e a minha felicidade está completa” (Cecília Meireles).
b. “Se você disser que eu desafino, amor, saiba que isso em mim provoca imensa dor” (Tom Jobim).
c. Tudo aconteceu como estava previsto na Bíblia.
d. A fim de que não te iludas, toma mais cuidado com os teus sentimentos.
e. “Queremos liberdade, ainda que venha tarde” (Cecília Meireles).
f. A mulher traída investiu sobre o marido feito um rojão.
g. “E tão mansa ela esmorece/ Tão lentamente no céu de prece/ Que assim parece toda repouso..” (Manuel Bandeira).
h. Segundo se dizia no passado, mulher que fala muito perde logo o seu amor”.
i. Quanto mais eu penso nela, tanto mais a odeio.
j. Desde que chegou, o moço só pediu um copo d’água.
l. Embora eu saiba que estás iludida, tenho o dever de contar-te a verdade.
2. Empregando uma das palavras do parêntese, indique a circunstância expressa pela oração adverbial destacada.
(condição - comparação - tempo - finalidade).
a) “Desde que acordara, nessa manhã, uma inquietação surda recomeçava a pesar-me na alma. “(Eça de Queirós)
b) “Subi a escada. A escuridão era tão viscosa, que, se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus.” (Lygia F. Telles)
c) “Pouco a pouco esta certeza ergueu-se, petrificou-se na minha alma e, como uma coluna num descampado, dominou toda a minha vida interior. (Eça de Queirós)
d) Muitos candidatos fazem promessas irrealizáveis, a fim de obter o voto dos eleitores mais ingênuos e desinformados.
e) Viajaremos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficaremos até o final do mês
3. De acordo com o exemplo, complete a frase que explica a relação de sentido entre a oração principal e a subordinada adverbial de cada período
Ele dará uma entrevista / para que não restem dúvidas sobre o assunto.,
oração principal or. subord. adverbial
• A subordinada expressa a (finalidade) do fato apresentado na principal.
a) Se chover bem durante este mês, / a colheita certamente será muito boa.
or. subord. adverbial oração principal
• A subordinada expressa a ( ) de ocorrência do fato apresentado n principal.
b) A colheita certamente será muito boa, / porque choveu bem este mês
oração principal or. subord. adverbial
• A subordinada expressa a ( ) do fato apresentado na principal.
c) As chuvas foram tão regulares este mês, / que a colheita será muito boa.
oração principal or. subord. adverbial
• A subordinada expressa a ( )do fato apresentado na principal.
d) A expectativa de uma boa colheita cresce,/ à medida que o tempo passa.
oração principal or. subord. adverbial
• Estabelece-se uma ( ) entre o fato expresso na subordinada e o expres¬so na principal.
e) Mesmo que não chova mais este mês,/a colheita será muito boa.
or. subord. adverbial oração principal
• A subordinada expressa uma ( ) em relação ao fato apresentado na principal.
4. Reúna os pares de orações a seguir em um período composto, de modo a estabelecer entre elas a relação de sentido indicada em cada caso. Flexione os verbos no tempo adequado e faça as alterações necessárias.
a) O velho barco voltara ao cais.----------- O mar estava muito perigoso.
• Relação de causa.
b)--------------- O velho barco voltava ao cais. O motor começara a falhar.
• Relação de tempo. c)--------------------- O velho barco voltava ao cais. A maré subia.
• Relação de proporção. d) O velho barco vai voltar ao cais.---------------- O comandante infor¬mou previamente.
• Relação de conformidade
f)---------------- O velho barco prossiga a viagem. A tempestade se anuncia no horizonte.
• Relação de concessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO COM CONTEXTO

CORINHOS DE FOGO