PORTUGUÊS AO ALCANCE DAS MÃOS

ATIVIDADES SOBRE AS FORMAS NOMINAIS DOS VERBOS
PARA O 8º ANO


1. Nas orações abaixo identifique os verbos auxiliares e os verbos principais. E classifique os principais de acordo com sua forma nominal.( Gerúndio, particípio, infinitivo)

a) Eu estou sentindo a falta de muitos alunos na aula hoje

b) O atleta ficou cansado depois da corrida de cem metros.

c) O ficou comprovado que quem fuma vive menos.

d) Vou sorrir mais para viver melhor.


2. Complete as frases, empregando uma das formas nominais do verbo indicado.
a) Ele vive......................com uma grande paixão.(sonhar)
b) O primeiro beijo é muito emocionante, mesmo que seja ......................(roubado).
c) Vou.....................o possível para lhe conquistar. (fazer).
d) Você está....................o meu coração.(partir).
e) O amor faz a gente.............emoções diversas quando vê a pessoa amada.(sentir).
f) Já está tudo.........................para o passeio de amanhã.(preparar).


3. Nas frases tente identificar a ideia de cada uma delas. (continuidade de uma ação, início de uma ação, término recente de uma ação, repetição de uma ação, ou progressão de uma ação).
a) De repente, ele foi se aproximando, foi se aproximando, e me beijou.
b) Acabei de convidar o pessoal para minha festa.
c) Há dias que tenho tentado conquistar aquela pessoa.
d) Comecei a escrever um diário.
e) Ela está estudando para o vestibular.
f) Eu estou fazendo o possível para esquece-lo.


4. Flexione os verbos auxiliares que estão apresentados no infinitivo, de acordo com as ideias fornecidas pelo contexto.
“Não me lembro da idade. Sei apenas que meu primeiro beijo foi na época do colegial, em uma festa da turma da sala. (Estar) dançando com uma garota que nem paquerava. Foi mais para saber como (ser) beijar e poder comentar com meus amigos. Que já (ter) experimentado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO COM CONTEXTO

CORINHOS DE FOGO