ATIVIDADE 1.4 - REFLEXÃO SOBRE A ENTREVISTA COM A PROFESSORA ALESSANDRA





 

PROINFO- Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
PROINFO INTEGRADO-Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.
Curso: Tecnologias na Educação -Ensinando e Aprendendo com as TIC -100hs.
Formador: Fábio Macedo
Cursista: Maria Giselia de Oliveira



ATIVIDADE 1.4 REFLEXÃO DA ENTREVISTA

      Segundo entrevista realizada com a professora Alessandra Medeiros Silva, graduada em biologia, atualmente exercendo a função de coordenadora pedagógica.
      O advento da tecnologia na escola vem tornando a cada dia mais relevante o papel da informação e da comunicação, como meio para alcançar a aprendizagem de maneira mais rápida e estimulante. Ainda que os professores hoje no processo do ensino utilizam metodologias que já existiam antes, contudo através de práticas inovadoras levam os estudantes a terem uma participação ativa.
   Atualmente com o auxilio do computador e da internet usados como instrumentos inovadores, os quais vêm contribuindo para uma prática na qual o estudante além de participar ativamente das atividades escolares, também participa efetivamente da vida social.                                                                                                                                                              Entende-se que essas mudanças trouxeram reflexos diretos na atuação do docente fazendo com que a educação seja vista como um diálogo aberto que se transforme mediante a interação entre educador e educando.
      E, conforme as palavras da professora Alessandra: “Hoje nós temos uma geração que tem sua aprendizagem pautada na liberdade de participação atuante e ativa, com a disponibilidade de construir o seu próprio conhecimento”. Todavia, enfatizou a professora. “É responsabilidade do educador e da escola disponibilizar acesso aos estudantes a essa tão discutida tecnologia, tendo o cuidado de conscientiza-lo quanto aos benefícios e prejuízos que ela pode trazer.”
      Tendo em vista o pensamento da educadora entrevistada, o qual não difere dos dimais educadores, concluímos portanto que e papel preponderante do professor o desenvolvimento de competências fundamentais no sentido de capacitar o discente para que assuma o comando da própria vida não como antagonista mas protagonista da sua história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO COM CONTEXTO

CORINHOS DE FOGO