ATIVIDADE 1.4 - REFLEXÃO SOBRE A ENTREVISTA COM A PROFESSORA ALESSANDRA
PROINFO-
Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
PROINFO
INTEGRADO-Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia
Educacional.
Curso:
Tecnologias na Educação -Ensinando e Aprendendo com as TIC -100hs.
Formador:
Fábio Macedo
Cursista:
Maria Giselia de Oliveira
ATIVIDADE
1.4 REFLEXÃO DA ENTREVISTA
Segundo
entrevista realizada com a professora Alessandra Medeiros Silva,
graduada em biologia, atualmente exercendo a função de coordenadora
pedagógica.
O
advento da tecnologia na escola vem tornando a cada dia mais
relevante o papel da informação e da comunicação, como meio para
alcançar a aprendizagem de maneira mais rápida e estimulante. Ainda
que os professores hoje no processo do ensino utilizam metodologias
que já existiam antes, contudo através de práticas inovadoras
levam os estudantes a terem uma participação ativa.
Atualmente
com o auxilio do computador e da internet usados como instrumentos
inovadores, os quais vêm contribuindo para uma prática na qual o
estudante além de participar ativamente das atividades escolares,
também participa efetivamente da vida social. Entende-se que essas
mudanças trouxeram reflexos diretos na atuação do docente
fazendo com que a educação seja vista como um diálogo aberto que
se transforme mediante a interação entre educador e educando.
E,
conforme as palavras da professora Alessandra: “Hoje nós temos uma
geração que tem sua aprendizagem pautada na liberdade de
participação atuante e ativa, com a disponibilidade de construir o
seu próprio conhecimento”. Todavia, enfatizou a professora. “É
responsabilidade do educador e da escola disponibilizar acesso
aos estudantes a essa tão discutida tecnologia, tendo o cuidado de
conscientiza-lo quanto aos benefícios e prejuízos que ela pode
trazer.”
Tendo
em vista o pensamento da educadora entrevistada, o qual não difere
dos dimais educadores, concluímos portanto que e papel
preponderante do professor o desenvolvimento de competências
fundamentais no sentido de capacitar o discente para que assuma o
comando da própria vida não como antagonista mas protagonista da
sua história.
Comentários
Postar um comentário